Festas dos Santos Populares: As tradicionais Festas juninas agitam as ruas de Portugal

Olá viajante!

Após um período de inatividade por divergências técnicas. Reestruturamos a equipe de colaboradores e voltamos aos nossos posts mensalmente com conteúdos do conexão 351, sua fonte acerca Portugal, cultura e eventos lusos.

Estamos no mês mais animado do ano! Junho traz consigo as maravilhosas festas, fogueira, comidas típicas, muita dança e diversão. E engana-se quem pensa que as comemorações de festas juninas são exclusividade brasileira. Em Portugal as chamadas “festas dos santos populares” atraem milhares de pessoas todos os anos que festejam nas ruas.

ALA9129-1014x598

O ápice da festa acontece em Lisboa no 12 para 13 de junho, em celebração ao Dia de Santo Antônio, que apesar de não ser o padroeiro oficial, é emblemático para os portugueses, já que ele nasceu na capital portuguesa.

 

 

No país lusitano, a festa mais famosa ocorre nas ruas do Porto, lá a comemoração ocorre na véspera do dia de São João, na noite de 23 de junho. Uma tradição singular entre os habitantes da cidade é bater uns nos outros com flores de alho, bem como em alguns bairros mais antigos como Ribeira, Massarelos e Miragaia, acontece a brincadeira distribuírem marteladas (de plástico) na cabeça entre si para atrair boa sorte. Acontecem ainda shows nas ruas, fogos de artifício, marchas populares e subida de balões coloridos que enfeitam o céu luso.

 

E se no Brasil nos deliciamos nas comidas feitas de milho, em Portugal a grande estrela da festa são as sardinhas assadas.

Em Braga os festejos vão além da data do santo. Durante quase 15 dias as ruas recebem exposições, cortejo histórico, parada folclórica, torneios e música. A festa termina no dia de São João, com direito a batalha de flores, procissão e o desfile dos Gigantones e Cabeçudos (que lembram um pouco bonecos de Olinda brasileiros).

expo_imaginario_sanjoanino_sao_joao_braga

Em Évora há a tradicional “Feira de São João”. No Sul de Portugal além das festividades de São João, comemora-se o “Dia de Tavira” e as festas portuguesas se encerram dia 29 de junho, nas festividades de São Pedro em Porto de Mós.

Até a próxima!

logo - sem fundo - turvicam

Fontes:

cultuga
visitportugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s