Festividades de Nossa Senhora de Nazaré em Portugal

Olá viajante!

A matéria de hoje será acerca da história que permeia a tradição das festividades em Portugal em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

capela

Segundo a tradição, a sagrada imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi esculpida por São José, sendo mais tarde pintada por São Lucas. A imagem foi levada no século VI para a Espanha, onde permaneceu no Mosteiro de Cauliniana, próximo a Mérida até o ano de 711, mesmo ano que seria levada a Portugal após a batalha de Guadalete, e permaneceu em uma gruta no litoral onde ficaria escondida até que no ano de 1182 ocorreu uma mudança na história de Nossa Senhora de Nazaré, quando D. Fuas Roupinho foi salvo de uma queda mortífera pela intercessão de Nossa Senhora, de maneira milagrosa. Após isso o cavaleiro encontrou sua imagem e a levou para a vila que ganharia o nome de Nazaré onde a imagem ainda é venerada.

Legend_of_Nazaré_(5669344542)

A devoção de Nossa Senhora de Nazaré se tornou extremamente conhecida em todo o território do Império Português, principalmente graças aos evangelizadores da Ordem dos Jesuítas que consagraram Nossa Senhora de Nazaré a sua casa de Noviciado em Lisboa, então capital de todo o império.

O Dia de Nossa Senhora de Nazaré é comemorado no dia 8 de setembro, com festividades que ganharam visibilidade na segunda metade do século dezenove. Juntava-se no Sítio uma multidão de aproximadamente trinta mil pessoas, muitas das quais vinham em romarias organizadas, os chamados círios. Os mais importantes vinham de Mafra, Círio da Prata Grande, de Porto de Mós, de Óbidos, de Lisboa, dentre muitas outros povoados. Os romeiros e os festeiros instalavam-se em casas, em tendas, e arredores da igreja, onde houvesse lugar.

dsc_5255

As Festas tinham cunho religioso, centrada no Santuário, com missas e procissões, assim como detinham elementos da cultura profana espalhada pelas ruas e largos do Sítio, através de touradas, danças, jogos, corridas de cavalos, pirotecnia, malabaristas, ou espetáculos artísticos de teatro, ópera, música, entre outros entretenimentos. À noite os espetáculos de fogo de artifício preso e aéreo atraíam milhares de pessoas e eram visíveis a dezenas de quilômetros do Sítio.

No Brasil, a devoção a Nossa Senhora de Nazaré tem grande expressão em Belém, capital paraense através do Círio de Nazaré, que se tornou uma das maiores procissões católicas do mundo, reunindo anualmente cerca de dois milhões de pessoas. Você pode conferir nossa matéria sobre o Círio de Belém clicando aqui.

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s