Círio de Nazaré em Belém do Pará: A maior festa religiosa do Brasil

Olá viajante!

A matéria de hoje é sobre a maior festa religiosa do Brasil. Realizada em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne em outubro mais de 2 milhões de pessoas nas ruas da cidade para espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em 12 romarias oficiais, contando a procissão do Círio que acontece no segundo domingo deste mês. Considerado desde 2004, Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo IPHAN.

cartaz1

A história da Virgem de Nazaré de Belém começou em 1700, quando um pescador chamado Plácido encontrou uma pequena imagem de Nossa Senhora (onde hoje corresponde aos fundos da Basílica) e levou para sua casa. No dia seguinte, a imagem desapareceu. E ao voltar para o local em que encontrou a imagem pela primeira vez e descobriu que misteriosamente ela voltou para lá. Depois disso, todas as vezes que ele tentava retirar a imagem daquele lugar, ela voltava ao local de origem. A história espalhou-se e sua fama fez com que povo criasse uma ermida simples de madeira que foi devotada à Nossa Senhora de Nazaré, fazendo daquele local um centro de visitação.

cirio-agencia-para

É uma manifestação religiosa cristã em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro, celebrado anualmente desde 1793, a procissão sai da Catedral de Belém e segue até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração dos fiéis durante 15 dias. O percurso é de 3,6 quilômetros e já chegou a ser percorrido em nove horas e quinze minutos, como ocorreu no ano de 2004, no mais longo Círio de toda a história. Uma vocação religiosa herdada dos colonizadores portugueses. O próprio termo “Círio” vem da palavra latina “cereus”, que significa vela ou tocha grande. Por ser a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, com o tempo, o termo passou a ser sinônimo da procissão de Nazaré aqui em Belém e de muitas outras pelas cidades do interior do Estado.

14set2014-mais-de-250-mil-pessoas-participaram-da-pr-840x420

Diversos fiéis que acompanham a procissão, são promesseiros que têm suas graças alcançadas pela devoção à santa e acompanham o Círio em agradecimento com uma representação das suas promessas em objetos de cera, miniatura de barcos, casas e até mesmo cadernos e livros, esses objetos são depositados nos carros das promessas, enquanto outros promesseiros puxam a corda que é atrelada à Berlinda da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e conduzem a santa durante a procissão, dando ritmo à caminhada.

IMG_1487_1

Atualmente as manifestações de devoção religiosas do círio, estendem-se por quinze dias durante a chamada quadra Nazarena. Entre os pontos altos dessa manifestação, existem 12 procissões oficiais. Conheça um pouco de cada uma delas:

  • Traslado: O percurso da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, em carro aberto, da Basílica de Nazaré, pelas ruas da cidade, até a igreja matriz, no município de Ananindeua. Onde a santa recebe inúmeras homenagens pelo caminho e passa a noite neste município, onde o povo fica durante toda à noite em vigília.
  • Romaria Rodoviária: Depois de uma noite em Ananindeua a imagem parte de madrugada em uma procissão rumo à Vila de Icoaraci, distrito de Belém.
  • Romaria Fluvial: Esta romaria foi introduzida em 1985, como uma forma de homenagear a todos os que vivem e dependem dos rios da região, como a população ribeirinha. Nela a imagem da Santa é levada de barco, pela Baía do Guajará. Aqui se vêem diversos tipos de barcos e canoas de ribeirinhos que seguem a procissão e ao chegar no cais do porto da cidade, é recebida por uma multidão e outras homenagens se seguem.

8095571650_c0625be139_b

  • Moto-Romaria: Ocorre do Cais de Belém pelas ruas da cidade seguida por motoqueiros que buzinam incessantemente, anunciando a passagem da Santa até o colégio Gentil Bittencourt.
  • Trasladação: Ocorre uma noite antes do Círio, em uma procissão à luz de velas.
  • Procissão do Círio: A maior e mais importante procissão reúne mais de 2 milhões de fiéis em um cortejo de cerca de cinco quilômetros entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré.
  • Ciclo-romaria: Foi criada em 2004 a pedido da Federação dos Ciclistas do Pará e da Associação dos Ciclistas de Icoaraci. É realizada no sábado posterior ao Círio, com saída da Praça Santuário e percorre aproximadamente 9 km.
  • Romaria da Juventude: É considerada a mais animada das romarias oficiais da chamada “quadra nazarena”. A procissão acontece desde 2001. Nela, comunidades juvenis de várias paróquias se reúnem para louvar a Rainha da Amazônia.
  • Romaria das Crianças: No domingo após o Círio, é a vez das crianças irem às ruas prestar suas homenagens a Nossa Senhora, saindo da Praça Santuário e percorrendo várias ruas do bairro de Nazaré. Além da Berlinda que conduz a imagem, durante a Romaria das Crianças há ainda o carro dos milagres e os carros dos anjos.
  • Romaria dos Corredores: Em 2014, mais uma romaria oficial entrou para o calendário da grande festa do Círio de Nazaré: a Romaria dos Corredores. A procissão ocorre em forma de trote (corrida de pouca velocidade) com aproximadamente 8 a 9 km/h para que os corredores devotos possam acompanhar a Imagem Peregrina de perto.
  • Procissão da Festa: A Procissão da Festa é o penúltimo evento das Romarias Nazarenas do Círio. A procissão é acompanhada pela Diretoria da Festa de Nazaré e as comunidades que fazem parte da Basílica Santuário pelas ruas do Bairro de Nazaré, num trajeto de 2,8 km. Todo ano, uma das comunidades é prestigiada pela procissão, sendo assim, o percurso é definido pelo pároco da Basílica de acordo com a localidade da comunidade contemplada.
  • Recírio: 15 dias após o Círio, acontece o Recírio, uma procissão de despedida. Ela começa após missa uma realizada na Praça Santuário às 6h. Ao final, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retorna ao Glória, sobre o altar-mor da Basílica Santuário. Lá permanecendo até o próximo Círio.

 

Fontes:
Essemundoenosso
setur.pa.gov
arquidiocesedebelem
ciriodenazare.com

2 comentários sobre “Círio de Nazaré em Belém do Pará: A maior festa religiosa do Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s