Olá viajante!
O passeio de hoje será na Serra Estrela, a fim de encerrar a tour pelos parques portugueses que são temas do blog neste mês, curtindo uma deliciosa jornada pela maior cadeia de montanhas de Portugal continental.
Mais que uma montanha, a Serra da Estrela é uma região com o maior espaço montanhoso e a maior área protegida em solo nacional. O Parque Natural da Serra da Estrela divide-se entre seis concelhos, estendendo-se por 101 mil hectares de paisagens, tendo seu ponto mais alto situado a 1993 metros de altitude. Marcada por características muito próprias, a região é repleta de maciços rochosos de granito e xistos onde se podem encontrar vestígios de antigos glaciares, é um local privilegiado de encontro com a beleza de uma paisagem que vale pena visitar durante todo o ano.
Fonte: Paulo Pereira ©
Para conhecer toda a extensão do parque em detalhe, faça primeiro uma visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela, onde tecnologia e conhecimento se aliam para lhe dar as melhores informações sobre este local. Você perceberá que existem diversas atividades que você pode realizar. Desde passeios pelas aldeias históricas e castelos de fronteira até Celorico da Beira para aprender como se faz o autêntico Queijo da Serra, uns dos mais deliciosos e conhecidos queijos do País.
Serra da Estrela é uma das regiões mais frias e mais altas do país e durante o inverno suas belas paisagens são tomadas pela neve, um passeio excelente para quem viaja para Portugal entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Sendo assim, o único sítio em Portugal onde se pode praticar esqui na neve, bem como andar de trenó, de snowboard ou de moto-ski. Se for visitar em junho, não deixe de curtir o Festival da Cereja do Fundão é simplesmente uma programação imperdível.
Até a próxima!
Fontes:
Centerofportugal
Visitportugal
Sentirserradaestrela.pt