Ilha do Corvo: Reserva Natural de Encantos e Mistérios

Olá viajante!

No passeio de hoje iremos visitar a ilha do Corvo, em Açores, a ilha mais remota do arquipélago e certamente um dos lugares mais isolados de toda a Europa.

1340308598305Fotografia: afteryou.pt

Essa pequena região de apenas 17.13 km² foi declarada pela UNESCO em 2007 como Reserva da Biosfera, abrangendo toda a área acima do nível do mar e a zona marítima circundante. Com o intuito de proteger essa imensa riqueza ambiental, patrimonial e cultural foi criado o “Parque Natural da Ilha do Corvo”, este que integra uma significativa biodiversidade e uma grande variedade de habitats, tendo, 48 espécies de plantas endêmicas.

Ilha-do-Corvo

A ilha é tão estreita que todos os locais são singulares, sendo o único local do país onde não existe freguesia; Com população em declínio, o povoado de cerca de 400 habitantes conta com uma única estrada asfaltada de 7km, assim com prédios unitários, uma única escola, uma farmácia, um hotel, um porto, etc.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Essa pequena jóia açoriana é constituída por uma cúpula de vulcão ao norte da ilha, uma caldeira e uma belíssima lagoa. Na qual a principal atividade que atrai os turistas é a observação de aves marinhas, com várias espécies que são difíceis de encontrar na restante Europa, destacam-se o Cagarro, o Garajau-comum, o Painho-da-Madeira e o Pombo-torcaz-dos-Açores.

0001

Outra atividade turística pode ser executada no ponto mais alto da encosta do Caldeirão, conhecido como Morro dos Homens, e está a cerca de 720 metros de altura em relação ao nível do mar, e deste ponto, os visitantes conseguem ter um panorama geral da depressão natural mais famosa da Ilha do Corvo. O vulcão extinto, batizado de Monte Gordo, abriga essa atração natural da ilha e proporciona momentos de contemplação aos aventureiros que se dispõe a conhecer e explorar a região.

joel-santos-portugal-39Fotografia: joelsantos.net

Até a próxima!

Fontes:
discoverportugal2day
parquesnaturais.azores.gov.pt

Um comentário sobre “Ilha do Corvo: Reserva Natural de Encantos e Mistérios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s