ILHA DA BERLENGA: Reserva da Biosfera da UNESCO

Olá viajante!

Vamos fazer um passeio através de reservas naturais portuguesas? Hoje visitaremos a Ilha de Berlenga, a primeira área protegida do país, reconhecida pela UNESCO desde 2011, dotada de uma beleza natural rica pelo seu vasto ecossistema e beleza singular.

WhatsApp Image 2018-07-13 at 14.00.30

A ilha da Berlenga Grande foi ocupada no ano de 1513, por uma comunidade de monges da Ordem de S. Jerônimo que ali fundaram o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga. O objetivo era auxiliar os náufrago e além disso, o local serviu de retiro durante 35 anos.

O arquipélago das Ilhas Berlengas é formado por três peculiares ilhas designadas de Berlenga, Estelas e Farilhões. Porém, Berlenga é a maior, a única ilha habitada e que pode ser visitada.

WhatsApp Image 2018-07-13 at 14.00.27

A única forma de chegar até estas ilhas é através de barco a partir do Porto de Peniche, havendo circuitos regulares, oferecidos por várias empresas locais. Peniche fica a cerca de 1h de carro de Lisboa, 2h30 do Porto. Por esse motivo, uma visita à ilha é uma excelente opção para passar o fim de semana fora das rotas turísticas convencionais aproveitando as diversas belezas e recreações que a ilha tem a oferecer. Porém, por se tratar de uma reserva natural, a visitação tem certos controles. É importante marcar sua visita com certa antecedência, visto que, somente 350 pessoas podem visitar por dia no período de Maio a Setembro e o destino é muito procurado por portugueses e estrangeiros, sendo um destino reconhecido a nível europeu.

WhatsApp Image 2018-07-13 at 14.00.09

Muito rica em fauna e flora, por lá pode passear pelos trilhos, realizar uma excursão pelas grutas, visitar o Farol Duque de Bragança, o Centro de Visitantes ou o Forte de São João Batista, onde as águas límpidas dão visibilidade à vida marinha, sendo um lugar de eleição, dos preferidos para mergulho e aos curiosos que transformam da atividade, uma oportunidade de apreciar a raridade do ecossistema das ilhas, atraindo portugueses e estrangeiros.

WhatsApp Image 2018-07-13 at 14.00.16

A ilha dispõe ainda de praia, micromercado, restaurante e parque de campismo, que já foi eleito pelo jornal britânico “The Times” como o melhor da Europa, um grande convite para os amantes de camping.

Até a próxima!

Fontes:
turismodocentro.pt
berlengas.org
aspasseadeiras

Fotografia: Carlos Gonçalves

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s