Rota do Douro: Um saboroso passeio pelos melhores vinhos do Norte de Portugal

Olá viajante!

O passeio de hoje será pela Rota do Vinho na região do Douro, conhecida como a primeira extensão vinícola demarcada do mundo da qual detém de paisagens classificadas como Património Mundial da UNESCO, que tornam essa programação enoturística pela região encantadora do Norte de Portugal uma visita imperdível. Ao adentrar esta rota, você poderá visitar várias adegas da região e saborear alguns dos vinhos mais requintados e elegantes da zona dos vales do Douro e apreciar a beleza das paisagens desta zona onde as vinhas, terraços e casas antigas de pedra se destacam sobre o rio.

mapa-regiao-do-douro

Terra de famosas produções, a região tem uma grande lista de produtos com prêmios internacionais adquiridos como Vinhos do Porto, os encorpados Vinhos DOC e os elegantes vinhos verdes da região verde do Minho, que compõem alguns dos mais célebres vinhos desta rota.

vinhos-douro-verde-moscatel-3

Deste modo é visível que o enoturismo é um chamariz que atraem pessoas do mundo inteiro, mas a região do Douro tem muito mais para oferecer além da degustação do néctar. Explorar esta região é conhecer a história secular que essa bebida carrega e senti-la em cada gole, apreciar a riqueza de uma paisagem assombrosa, visitar os miradouros, encantar-se com uma hospitalidade generosa, e saborear uma gastronomia fantástica. Conjunto de fatores que torna esta, uma experiência inacreditável que envolve os visitantes em todos os sentidos.

quinta-do-pego

Recomendamos algumas Quintas que fazem parte do percurso pelo Douro Vinhateiro e que podem incrementar seu roteiro pela região:

QUINTA DO CRASTO: Situada na margem direita do Rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 135 hectares, dos quais, 74 são ocupados por vinhas. A Quinta conta localização privilegiada na Região Demarcada do Douro e você ainda pode degustar os vinhos lá produzidos à beira da famosa piscina de autoria do Arquiteto Eduardo Souto, que tem sido ao longo dos últimos anos motivo de muitas visitas e reportagens em meios de comunicação nacional e internacional.

Quinta do Crasto_Enoturismo

QUINTA DO BONFIM: Quer fazer uma prova de vinhos sentado numa bela esplanada com vista sobre o Douro sob as vinhas? A Quinta do Bonfim é o local ideal.  É claro, tudo isso depois de passar por uma visita guiada pela quinta, aprendendo a história do Douro e da família Symington, proprietária de 27 quintas espalhadas por toda a região demarcada do Douro, desde o Baixo Corgo até ao vale da Vilariça.

Quinta-do-Bomfim-Visitors-Centre-Terrace

QUINTA DO PORTAL: Localizada, em Celeirós, foi distinguida recentemente com vários prémios vinícolas, entre eles o melhor vinho português do ano 2016, o Porto Douro Tinto Grande Reserva, que pode ser degustado (ou adquirido por 24€/garrafa) durante a visita. Além de conhecer um pouco sobre a história da propriedade, da selecção das uvas, como é feito a preservação e envelhecimento do vinho nas caves, etc.

IMG_8828

 

Até a próxima viagem!

 

Fontes:
viajarentreviagens.pt
gazetarural.com
quintadocrasto.pt

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s