LAÇOS BELÉM-PORTUGAL: EXPOSIÇÃO DE AZULEJOS PORTUGUESES

Olá viajante!

Nosso passeio de hoje será por um uma exposição que faz parte de um projeto realizado pela Prefeitura Municipal de Belém em parceria com a UNESCO, que visa mostrar os laços entre a cultura portuguesa e a paraense. “Laços – herança, misturas e encontros entre as águas do Tejo e do Rio Guamá” está patente até 08 de junho, na Estação das Docas.

Quase sempre alijado pelo poder público, o patrimônio histórico e arquitetônico de uma cidade desenhada por europeus, ganha vulto nesta despretensiosa exposição, com exemplares únicos de azulejaria e padronagem tipicamente portuguesas e largamente utilizadas na arquitetura do casario colonial do casco velho.

20180608_112702

A mostra foi possível graças ao extenso acervo pessoal de Rosa Lúcia Soares, que esteve presente durante boa parte do dia prestando entrevista às emissoras que cobriram o evento e aos visitantes, destacando sempre a importância do incentivo à preservação e apreciação do nosso patrimônio histórico e artístico.

20180608_110856

Em exposição, peças de azulejo muito bem preservadas das mais diferente formas, cores e características. Desde os padrões mais simples até peças ricamente detalhadas em alto relevo.

Também pinturas sobre azulejos, numa certa tonalidade de azul, muito familiar, retratam cenas bíblicas, amplamente compartilhadas pelas duas culturas, fundadas na religiosidade cristã.

Fotos e documentos que datam da época dos primeiros imigrantes portugueses a deixar a Europa e chegar a Belém fazem igualmente parte da coleção e estiveram lá em exposição.

Algumas famílias fincaram em definitivo raízes na terrinha e são curiosas as fotografias que retratam o passar do tempo, das gerações, da miscigenação, desde a chegada dos primeiros portugueses até os dias de hoje.

Ficou interessado no projeto Laços?
A exposição acontece até às 18h de hoje, 08/06, na Estação das Docas. Mas uma programação paralela, com música e apresentações, acontecem até às 21h nos arredores do centro histórico de Belém.

 

Até a próxima!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s