Olá, viajante!
Mês de maio é o período mais importante para a fé cristã portuguesa, já que em 1917, neste mesmo mês aconteceu a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima, padroeira de Portugal, aos três pastorinhos, tornando o Santuário de Fátima o principal ponto de peregrinação católica e maior destino internacional de turismo religioso do mundo, com uma média de 6 milhões de visitas anualmente. Os papas Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000), Bento XVI (2010) e Francisco (2017) já lá estiveram em ocasiões solenes.
Segundo a história, foi no local em que hoje se encontra a Capela das Aparições que a Virgem apareceu a primeira vez, no dia 13 de maio de 1917. Na altura, três crianças pastoras chamadas Lúcia, Francisco e Jacinta afirmaram terem-na visto e que a eles pediu que rezassem o rosário todos os dias pela paz mundial e que construíssem uma capela em sua homenagem, confiando-lhes 3 profecias, que ficaram conhecidas como os 3 segredos de Fátima.
Todos os dias há várias missas em diferentes idiomas, e também uma área reservada para que as pessoas acendam velas e façam seus pedidos. A Basílica da Santíssima Trindade foi inaugurada em 2007 para receber melhor os fiéis. Em parte, ela substituiu a Basílica da Nossa Senhora de Fátima, onde estão enterrados os três pastorinhos, que já não tinha suporte para receber tantos fiéis. Ainda assim é possível visitar a antiga Basílica, construída em 1953.
A Sala das Velas, localizada ao lado da Capela das Aparições é um dos recintos mais procurados pelos fiéis no Santuário. É onde depositam seus pedidos e toda a sua devoção, simbolicamente através de velas, dos mais diversos formatos e tamanhos. Aqui a fé ganha novos ares, materializa-se e expande-se.
Até a próxima parada!
Fontes:
Dicasdelisboa
Paraviagem
escolhaviajar