Santuário de Fátima: Maio inspira fé com a procissão das velas

Olá, viajante!

O calendário luso, no mês de maio, cruza-se com uma importante festividade religiosa, a procissão das velas em Fátima, Portugal. Apesar de acontecer ao longo de todo o mês, é no dia 12 que se dá a apoteose desta que é uma das maiores manifestações católicas de todo o mundo. No mesmo dia, em Belém do Pará, a festividade ressoa em todo o seu esplendor de além-mar e é já a segunda maior procissão mariana após o Círio de Nazaré, em outubro.

04444173

Em Portugal, Fátima é um dos santuários marianos mais visitados do mundo; guarda muitos mistérios da religiosidade e da fé. Localizada no Concelho de Ourém, centro de Portugal, é parada obrigatória de turistas e peregrinos provenientes de diferentes países, em busca de paz e reconciliação espiritual. A cidade tem uma energia singular e contagiante, emanada de toda a fé e devoção dos fiéis, uma cena emocionante à qual é impossível ficar indiferente, não importa a crença ou convicção que se tenha.

21santuario_fatima_procissao

Conta a história que no dia 13 de maio de 1917, três crianças pastorinhas – Jacinta, Lúcia e Francisco – viram Nossa Senhora pela primeira vez, anunciando que faria ainda mais seis aparições, sempre ao 13º dia de cada mês seguinte. E assim foi: de maio a outubro, Nossa Senhora lhes apareceu na Cova da Iria, sempre no dia 13 (à exceção de agosto). A sequência de milagres de Nossa Senhora, ocorrida há 101 anos, celebrou o centenário no ano passado e recebeu a visita do Papa. Em decorrência disso, nas noites do dia 12 (18, em agosto) há procissão de velas e vigília. Nos dias 13 (19, em agosto) há missa e a cerimônia do adeus. O mês de maio é o que costuma concentrar a maior quantidade de peregrinos no Santuário.

mw-1920

Aqui em Belém, a procissão luminosa será realizada pelo Santuário de Fátima com o apoio da emissora de televisão local afiliada da rede Globo, a TV Liberal. Como em Portugal, será realizada no dia 12 de maio com saída marcada após a missa, às 19 horas. O trajeto percorrido este ano será Santuário de Fátima – Trav. Antônio Barreto, Av. Alcindo Cacela, Rua Domingos Marreiros, Trav. Castelo Branco, Rua Boaventura da Silva, Av. José Bonifácio, Av. Duque de Caxias, encerrando-se em seu ponto de partida, no Santuário de Fátima.

Boas festividades!

E feliz dia das Mães, que não por acaso acontece em maio!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s