25 de Abril: Revolução dos cravos, dia da liberdade portuguesa

Olá, viajante!

O passeio de hoje não será pelas belezas, mas por um evento que foi um grande marco na história de Portugal. Em 25 de abril é comemorado no país o dia da liberdade, dia em que se deu a Revolução dos Cravos.

A rememorar o restabelecimento das liberdades democráticas que promoveram significativas transformações sociais, a data celebra o movimento que, em 1974, derrubou o regime autocrata de António de Oliveira Salazar, que governou Portugal por 4 décadas ininterruptas.  

image_content_679976_20170424190137

A senha para o início do movimento foi dada à meia-noite através de uma emissora de rádio, que pôs no ar uma música proibida pela censura, Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso. Os militares fizeram com que Marcelo Caetano, proeminente figura durante o regime salazarista e último Presidente do Conselho do Estado Novo, fosse deposto, o que resultou na sua fuga para o Brasil. Após a revolução foi criada a Junta de Salvação Nacional que nomeou António de Spínola como Presidente da República e Adelino da Palma Carlos como Primeiro-Ministro.

A população saiu às ruas para comemorar o fim de 48 anos de ditadura e distribuiu cravos, a flor nacional, aos soldados rebeldes em forma de agradecimento, o que deu origem ao nome do movimento de revolta tal qual o conhecemos hoje, “Revolução dos Cravos”.

C-QNY0qXYAANosu

Até os tempos atuais, várias cidades portuguesas comemoram este dia a fim de exaltá-lo e não o deixar cair em esquecimento. Todos os anos, desde 1974, comemoram a liberdade como um direito de todos os seres humanos para realizarem as suas próprias escolhas, traçarem o seu futuro e determinarem as suas opções de vida.

portugal_em_abril_lisboa_revolucaodoscravos-702x336

Fontes:
portuguesetribune
ptjornal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s