Olá, viajante!
No passeio de hoje continuaremos viajando por Portugal não continental e conheceremos mais uma cidade insular, Santana.
Santana se situa na costa norte da Ilha da Madeira, a 312 metros de altitude, de onde se tem um lindo panorama da ilha e da costa atlântica, assim como vistas belíssimas sobre a Floresta Laurissilva, classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural.
A cerca de 35 km de Funchal, Santana é conhecida por manter as suas tradições vivas ainda hoje, fato que se deve ao seu isolamento prolongado; durante muitos anos, era impraticável o acesso ao povoado, fosse por terra ou por mar.
A cidade é famosa também por suas peculiares casas de arquitetura triangular, que remontam às origens da Madeira, época compreendida entre os primórdios da ocupação da ilha e a chegada dos portugueses no início do século XV. Construídas em madeira e revestidas de colmo, material de baixo custo e encontrado em abundância na região, as casas triangulares de Santana parecem encaixar-se perfeitamente em meio às paisagens naturais e ao clima subtropical, com precipitações mais frequentes e temperaturas mais elevadas que no continente. A inclinação acentuada dos telhados permite o fácil escoamento das águas das chuvas e o equilíbrio térmico do interior. Originalmente eram compostas por dois pisos: o térreo, destinado à área habitacional, e o superior, utilizado como sótão, para armazenamento de produtos agrícolas.
Atualmente ainda é possível visitar alguns exemplares dessas casas em Santana. E as situadas junto à Câmara Municipal são as mais procuradas. Nelas está exposta uma grande variedade de produtos locais e tradicionais da incontornável, riquíssima e inesquecível ilha da Madeira.
Até a próxima parada!
Fontes:
visitmadeira.pt
espiritoviajante