Olá viajante!
No passeio de hoje vamos curtir um pouco dois locais no arquipélago dos Açores ideais para quem gosta de ambientes tranquilos e apreciar a natureza de forma diferenciada.
Caldeira Velha
O Monumento Natural e Regional da Caldeira Velha localiza-se na Ribeira Grande, ilha de São Miguel e se apresenta como uma reserva de grande importância para a botânica e faunas típicas das Florestas da Laurissilva, graças a sua grande diversidade. Caracteriza-se também pelo seu ambiente exótico, com traços geológicos de relevo acidentado e açudes de águas termais que caem em forma de cascatas de água com coloração acastanhada devido a volumosa quantidade de ferro existente na água. Acredita-se que devido à temperatura da água, elas oferecem características medicinais, desse modo, são utilizados há séculos para banhos terapêuticos.
Parque Terra Nostra
O Parque Terra Nostra situa-se no vale das Furnas. Nele você pode encontrar inúmeras plantas nativas e uma das maiores variedades de plantas e árvores exóticas de países com climas completamente distintos ao de Furnas. Nas últimas décadas, o parque tem adquirido novas espécies de plantas de grande importância histórica e cultural, monitoradas de perto por uma equipe de jardinagem especializados em adaptar as plantas exóticas da forma mais ecológica possível. Em decorrência desse trabalho minucioso de seus proprietários e funcionários, o Parque Terra Nostra, incluído na lista da Condé Nast de Melhores Retiros Verdes do Mundo, visto como referência paisagística, é ponto obrigatório em qualquer roteiro turístico pelos Açores.
Embora seja considerado um dos jardins mais bonitos do mundo, é o Tanque Termal que atrai a imaginação dos visitantes que procuram o Parque Terra Nostra. Todos querem se deliciar neste tanque cujas águas chegam à temperatura dos 40ºC e prometem diversos benefícios à saúde por serem enriquecidas naturalmente com ferro, magnésio e outros minerais essenciais à pele, elementos que proporcionam sensação de rejuvenescimento e bem-estar única.
Até a próxima parada!
Fontes:
Dobrarfronteiras
parqueterranostra