Olá viajante!
Este mês nosso passeio será pelo chamado Portugal não-continental, ou insular, designação atribuída ao território português, situado na Península Ibérica no qual estão localizados os arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira. E na matéria de hoje, falaremos um pouco sobre a história dessas ilhas que cada vez mais estão ganhando espaço no coração dos turistas.
- Açores
Situados a 1,3 mil quilômetros de Portugal continental, os Açores reúnem nove ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Descobertas pelos portugueses em meados do século XV, a povoação das ilhas dos Açores teve por objetivo inicial sua utilização como base naval e para o cultivo de trigo para abastecer a metrópole.
O clima ameno, aliado à paisagem vulcânica, montanhosa, fizeram dos Açores um destino para quem procura viagens tranquilas. São Miguel, sua maior ilha, oferece uma visita ao passado, com monumentos que contam a história de cinco séculos desta região; igrejas, casas coloniais, e incríveis paisagens, como a Caldeira das Sete Cidades, cratera vulcânica de 12 quilômetros de circunferência, a Lagoa do Fogo e o Miradouro da Madrugada, com vista para o oceano e as falésias. A cidade Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, é Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1983.
- Madeira
A Ilha da Madeira é o maior arquipélago pertencente a Portugal, a sudoeste da Península Ibérica. O cenário natural dessa região tem tapetes de 741 quilômetros quadrados de flores endêmicas espalhados por sua extensão, equivalente a quase oito vezes a área de Lisboa. Clima ameno, com uma brisa permanente, e termômetros sempre em temperaturas por volta dos 20°C, fazem da Madeira destino de viajantes em fuga das temperaturas severas que abrangem grande parte do território europeu.
Um dos grandes atrativos do local é, sem dúvidas, seus recursos naturais. Rodeada de árvores centenárias e cenários típicos de contos de fadas, a Floresta Laurissilva da Madeira é uma delas, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A reserva, dentro do Parque Natural da Madeira, ocupa 2/3 da superfície da ilha.
O turismo madeirense atualmente é a atividade que mais beneficia a região, já que recentemente passou a ser o destino privilegiado de vários grupos de viajantes abastados. Reconhecida como a terra natal de Cristiano Ronaldo, a Madeira substituiu a imagem de pequena comunidade rural pela de destino disputado nas viagens de férias.
Até a próxima parada!
Fontes:
quantocustaviajar
viagemeturismo.abril
madeira-web