As belezas de Portugal não continental

Olá viajante!

Este mês nosso passeio será pelo chamado Portugal não-continental, ou insular, designação atribuída ao território português, situado na Península Ibérica no qual estão localizados os arquipélagos atlânticos dos Açores e da Madeira. E na matéria de hoje, falaremos um pouco sobre a história dessas ilhas que cada vez mais estão ganhando espaço no coração dos turistas.

  •   Açores

Situados a 1,3 mil quilômetros de Portugal continental, os Açores reúnem nove ilhas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Descobertas pelos portugueses em meados do século XV, a povoação das ilhas dos Açores teve por objetivo inicial sua utilização como base naval e para o cultivo de trigo para abastecer a metrópole.

SONY DSCO clima ameno, aliado à paisagem vulcânica, montanhosa, fizeram dos Açores um destino para quem procura viagens tranquilas. São Miguel, sua maior ilha, oferece uma visita ao passado, com monumentos que contam a história de cinco séculos desta região; igrejas, casas coloniais, e incríveis paisagens, como a Caldeira das Sete Cidades, cratera vulcânica de 12 quilômetros de circunferência, a Lagoa do Fogo e o Miradouro da Madrugada, com vista para o oceano e as falésias. A cidade Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, é Patrimônio Histórico da Humanidade desde 1983.

0d313c09874eab0269ad2c0b406148c1

  • Madeira

A Ilha da Madeira é o maior arquipélago pertencente a Portugal, a sudoeste da Península Ibérica. O cenário natural dessa região tem tapetes de 741 quilômetros quadrados de flores endêmicas espalhados por sua extensão, equivalente a quase oito vezes a área de Lisboa. Clima ameno, com uma brisa permanente, e termômetros sempre em temperaturas por volta dos 20°C, fazem da Madeira destino de viajantes em fuga das temperaturas severas que abrangem grande parte do território europeu.

Panoramic-view-of-Funchal-Madeira-Portugal-iStock_000079902067_Large-2Um dos grandes atrativos do local é, sem dúvidas, seus recursos naturais. Rodeada de árvores centenárias e cenários típicos de contos de fadas, a Floresta Laurissilva da Madeira é uma delas, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. A reserva, dentro do Parque Natural da Madeira, ocupa 2/3 da superfície da ilha.

Madeira depositphotos_120462162-stock-photo-laurel-forest-and-irrigation-canalO turismo madeirense atualmente é a atividade que mais beneficia a região, já que recentemente passou a ser o destino privilegiado de vários grupos de viajantes abastados. Reconhecida como a terra natal de Cristiano Ronaldo, a Madeira substituiu a imagem de pequena comunidade rural pela de destino disputado nas viagens de férias.

Até a próxima parada!

Fontes:
quantocustaviajar
viagemeturismo.abril
madeira-web

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s