Castelo Rodrigo e Piódão: Maravilhas de Portugal

Olá viajante!

No passeio de hoje iremos passear por Castelo Rodrigo e Piódão, dois locais históricos que foram eleitos umas das 7 maravilhas de Portugal na categoria aldeias.

  • Castelo Rodrigo

Falar de Castelo Rodrigo implica remontar muitos séculos na história, desde a Pré-História até ao século XXI. A aldeia é um autêntico espaço monumental que conserva importantes referências no plano medieval. Entre os monumentos que acrescentam valor ao patrimônio histórico destacam-se as velhas muralhas, as ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, o Pelourinho quinhentista, a igreja matriz, a cisterna medieval e os vestígios que atestam a presença de uma importante comunidade de cristãos-novos. Durante mais de 600 anos, a povoação foi vila e sede de concelho. Em vários momentos da história nacional, os seus habitantes destacaram-se pela sua coragem e lealdade à coroa.

b84430b445ff8b51b8410c17db9785bf

Além das visitas aos monumentos, uma parada obrigatória em castelo Rodrigo é o Cantinho Café. Eles produzem uma cerveja artesanal que se chama Castelo Rodrigo, na qual o rótulo carrega referências das coordenadas geográficas. Uma percentagem das vendas da bebida vai para o projeto Life Rupis que pretende salvar da extinção quatro espécies de aves na Península Ibérica.

site_castelo_rodrigo2v (1)

  • Piódão 

A pequena e deslumbrante Aldeia do Piódão situa-se em um dos vales da Serra do Açor. Ela é conhecida por “aldeia presépio” devido à disposição das suas casas na encosta, além de ser aclamado como Património Mundial da Unesco.

A Aldeia é conhecida pelas casas em xisto altamente preservadas, com as características marcas de Piódão, janelas e portas pintadas de azul, que tornam a vista espetacular e compõem as zonas paisagísticas, que tanto diferem de todas as outras aldeias Serranas.

vai piordão

Ao caminhar pelas íngremes calçadas de xisto do Piódão, podem observar-se cruzes nas ombreiras das portas, a fim de pedir proteção a Santa Bárbara.  

Ao andar pela aldeia é fácil observar a construção que dá o maior contraste e se sobressai ao cenário da cidade: quase que imaculadamente branca, com listras azuis, apresenta-se, a Igreja Matriz, ou de Nossa Senhora da Conceição, um espetáculo aos olhos dos visitantes.

1

Até a próxima parada!

Fontes:
Vortexmag
Casa da Padaria
Aldeias de Portugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s