Olá, viajante!
Nosso destino de hoje é Monsanto, uma aldeia histórica, batizada como sendo a “mais portuguesa de Portugal”. Localizada nas íngremes encostas de uma colina, a aldeia é um local fascinante, com um ambiente tranquilo e autêntico onde os visitantes conseguem se sentir conduzidos a tempos medievais.
Com vestígios de presença humana desde a época do Paleolítico, Monsanto foi doada por D. Afonso Henriques à Ordem dos Templários após a sua conquista aos mouros em 1165. A importância desta aldeia, de tão simples e pouco numerosa população, sempre esteve associada ao imponente Castelo de Monsanto, uma fortaleza erguida por renomados Cruzados e Templários, no século XII.
A Torre do Lucano ou do Relógio ostenta uma réplica do Galo de Prata, símbolo da conquista que Monsanto detém desde 1938 e até hoje exibe como seu cartão de visitas. Afinal, quem não iria se orgulhar de ser a Aldeia mais Portuguesa de Portugal?
Outra atração interessante, ainda na área do Castelo, são as Capelas. Entre elas, a Capela de Santa Maria do Castelo é de grande simplicidade e foi erguida apenas no século XVII. Dizem as histórias locais, que foi construída sobre o local que abrigava uma das Capelas Templárias, que teria sido destruída na explosão de um paiol.
Até a próxima parada.