Olá viajante!
Hoje conheceremos um pouco de 4 aldeias que fazem parte do programa Aldeias Históricas de Portugal. Conhecidas e respeitadas por preservar as heranças medievais da história portuguesa.
2. Sortelha
Localizada perto da Serra da Opa, Sortelha foi coroada pelo seu castelo construído sobre um espaço rochoso numa altitude de 760 metros, de maneira a impedir os inimigos de atacar rapidamente. A aldeia mantém a sua autenticidade medieval com as suas casas de granito rústico. E visitação pela aldeia é rápida e aconchegante já que a região é pequena e dá para conhecer tudo em passeios a pé.
2. Belmonte
Ela é a vila natal do navegador português que descobriu o Brasil, Pedro Álvares Cabral. A aldeia é considerada por muitos o local mais brasileiro de Portugal. Tudo faz referência ao Brasil, afinal, a pequena aldeia se transformou em um grande museu para celebrar a descoberta do nosso país. O que pode ser percebido ao visitar o principal museu da cidade, o “Museu do descobrimento do Brasil”.
3. Idanha-a-Velha :
Localizada nas margens do rio Pônsul, Idanha-a-Velha foi fundada no século I A.C. pelos romanos e conheceu várias populações durante dos séculos de lutas pela conquista da região. Os curiosos pela história milenar podem conhecer um pouco da região através do Arquivo Epigráfico romano de Idanha-a-Velha, já que este constitui uma das maiores e mais representativas coleções do país, recolhida em diversas fases da exploração arqueológica da aldeia.
4. Almeida:
Almeida é uma pequena vila situada perto da fronteira entre Portugal e Espanha. Esta vila é uma das mais fortificadas de Portugal, ela preserva no seu interior vários edifícios de natureza militar, e tem uma arquitetura civil inegável. Afinal, Almeida foi durante séculos o palco de batalhas, como a Guerra da Restauração (século XVII) primeiro pelos Espanhóis e de seguida pelos Franceses, o que faz com que esta vila tenha muitas histórias para contar.