Carnaval em Portugal: Uma variedade de festas e tradições

Olá viajante!

No passeio de hoje iremos conhecer um pouco da história de tradição do Carnaval luso, que apesar de não ostentar, título de “país do carnaval”, como o Brasil tem uma grande tradição relacionada à festividade e guarda as origens da festa brasileira.

A tradição do carnaval em Portugal remonta a uma antiga celebração do século denominada “entrudo”, que antecede a quaresma. A qual foi posteriormente substituída no século XIX pelos bailes de máscaras nos clubes socialmente bem frequentados de Lisboa e Porto.

carnaval_veneza

Ainda que o carnaval não faça parte da lista dos feriados obrigatórios previstos por lei em Portugal, a festividade é considerada ponto facultativo e atualmente existe uma grande tradição carnavalesca celebrada em diversas regiões do país como em Torres Vedras, Loures, nas ilhas da Madeira, Mealhada e em Açores.

O carnaval luso que mais se aproxima da nossa brasilidade é a festa de Mealhada, que é visto como uma festividade luso-brasileira por excelência, onde o samba, carros alegóricos, as roupas e até os reis (normalmente artistas brasileiros) inspiram-se no Carnaval mais conhecido do mundo, do Rio de Janeiro.

image

Outro Carnaval de destaque português é o de Torres Vedras, por possuir o Carnaval mais antigo e considerado “o carnaval mais português”, já que ele se mantém popular e fiel à tradição do país, rejeitando o samba e outras influências estrangeiras.

724

Encantado com a diversidade do carnaval luso? Então que tal aproveitar as festas deste ano? Garantimos que será uma experiencia única!

Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s