Palácio Nacional em Mafra: Este complexo monumental não pode faltar no seu roteiro

Olá, viajante!

O nosso passeio será por um dos locais finalistas da iniciativa “Sete Maravilhas de Portugal”, em 2017, e classificado como “Monumento Nacional” desde 1910. Para você ter noção da grandiosidade deste complexo monumental, ele abriga um palácio, um convento com uma biblioteca, que é um mundo à parte, e uma basílica.

Um fato curioso é que, esta obra considera referência do reinado de D. João V, foi construída com o dinheiro que vinha do Brasil, se tornando um símbolo político da época. Também há a versão de que o rei construiu o castelo para cumprir uma promessa: ele tinha uma doença e queria descendentes com a rainha D. Maria Ana de Áustria, com quem era casado.

Atualmente, o Palácio Nacional é aberto a visitas e não pode ficar fora de seu roteiro luso. Foi à Lisboa? É só dar um pulinho em Mafra, onde o palácio está situado. Este concelho fica apenas a 25 km da capital portuguesa.

O Palácio possui várias coleções de origens portuguesa, italiana e francesa. É tão grande que os aposentos do rei ficam numa extremidade e o quarto da rainha, em outra. A farmácia e o hospital também são locais interessantes a serem visitados. Os móveis e objetos destes espaços contribuem para a sua viagem ao século XVIII.

A Basílica possui os maiores carrilhões do mundo produzidos no século XVIII. São cerca de 100 sinos divididos entre as duas torres do templo. Impressionante, não?

E, o maior tesouro de Mafra está localizado na Biblioteca do Convento do Palácio Nacional. Chão em mármore, mais de 35 mil livros em capa de couro com títulos gravados em ouro – há até uma segunda versão do livro “Os Lusíadas” de Luís de Camões – e estantes no estilo rococó, a biblioteca também abriga moradores um tanto incomuns. Algumas espécies de morcegos se abrigam no local, sendo inquilinos bem úteis para a vida dos livros ali guardados: Eles se alimentam de insetos, incluindo as traças que se alimentariam da grande quantidade de papel ali existente.


O Palácio Nacional de Mafra é bem grande. Portanto, reserve uma média de duas horas para visitar com calma os principais espaços.

Bom passeio e até a próxima parada!

Um comentário sobre “Palácio Nacional em Mafra: Este complexo monumental não pode faltar no seu roteiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s