Arraiolos: os tapetes persas são famosos e os tapetes de Arraiolos também!

Olá, viajante!

Há cerca de 20 quilômetros do centro de Évora, você vai encontrar um lugar famoso por seus doces pastéis de toucinho, por possuir um dos únicos e raros castelos circulares da Europa, por suas empadas que tem um toque secreto excepcional. Mas o que torna este lugar de fato bastante famoso é algo ligado ao seu artesanato secular. Se a Pérsia ficou conhecida por seus tapetes persas, Arraiolos, vila que pertence ao distrito de Évora, é conhecida também por seus tapetes, os “tapetes de Arraiolos”.

Os primeiros tapetes de Arraiolos de que se tem notícia foram confeccionados ainda na Idade Média. A possibilidade de conseguir lã com facilidade e, segundo alguns historiadores, a influência de tapeceiros islâmicos que habitaram a região, foram uns dos principais motivos para a produção manual dos tapetes ter se iniciado, desenvolvido e perpetuado ali.

Bordados tradicionalmente a mão, em lã, com um ponto de costura próprio, a criação, fabrico e comércio de tapetes são ainda hoje a principal atividade cultural e econômica de Arraiolos, e algumas famílias desenvolvem a tapeçaria há gerações. Nesse sentido, associações foram criadas para resguardar os interesses dos artesãos tapeceiros e conferir autenticidade às peças, cuja arte, não por menos, e sobretudo pela remota tradição, é digna do título de patrimônio cultural imaterial da humanidade.

Que tal conferir de pertinho os tapetes de Arraiolos – e por que não, adquirir um? – e outras preciosidades que esta região pode oferecer?

Até a próxima parada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s