Paço Ducal em Vila Viçosa: Visite a morada de duques e reis de Portugal

Olá, viajante!

Se você vai à Évora, você não pode deixar de visitar o Paço Ducal em Vila Viçosa. Vila Viçosa se tornou, a partir do século XV, um verdadeiro lar para os duques de Portugal. Então, paços passaram a ser construídos.

A história remonta que a partir do século XVI, com D. Jaime, a Casa de Bragança começou a ganhar sua forma. Mas, oficialmente, o Paço Ducal passou a ganhar as características que são encontradas hoje, a partir do século XVII.

Em 1640, um dos duques, donos deste paço, se torna rei e leva grande parte dos móveis, louças, tapeçarias para sua nova morada, no Palácio da Ribeira, em Lisboa. O Paço Ducal deixa de ser morada dos duques, mas passa a ser lugar de repouso e lazer para os monarcas quando se cansavam da vida em Lisboa.

Então, foi a partir deste período que o paço passou por mais obras e expansões, afinal, os reis e sua família mereciam um lugar bastante confortável para passar suas temporadas longe do palácio real. No século XIX, o Paço Ducal passa ainda por uma série de outras reformas, graças à predileção dos reis D. Carlos e D. Amélia pelo lugar.

Por coincidência, a última noite de sono de D. Carlos foi no Paço Ducal, quando foi assassinado em 1908.

O Paço Ducal possui mais de 100 metros de fachada em estilo maneirista e é totalmente revestida de mármore. O quarto de D. Carlos e outros cômodos do paço continuam intactos, com o mobiliário da época. Há tapeçarias, obras de arte, porcelanas europeias e orientais que datam principalmente do período seiscentista. Além dos carros utilizados na época e coleção de armas.

Para a felicidade dos moradores da região e turistas de todo mundo, o Paço Ducal se tornou em um museu, no qual é permitido visitas em certos dias e horários.

Não vai deixar de visitar o Paço Ducal quando for a Portugal, não é mesmo?

Aproveite o passeio pela história e até a próxima parada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s