Parque Natural da Serra da Estrela: Um passeio nas alturas com direito à pista de esqui

Olá, viajante!

O passeio de hoje será nas alturas! Mais precisamente num dos pontos de maior altitude de Portugal – atrás apenas da Montanha do Pico, nos Açores, 358 metros mais alta. Localizado bem no centro, no interior do país, entre os distritos da Guarda e de Castelo Branco, o Parque Natural da Serra da Estrela é um lugar incrível, com grande beleza natural e paisagística. 1.993 metros acima do nível do mar, durante o inverno fica coberto de neve e registra as menores temperaturas do país.

Janeiro, fevereiro e março costumam ser os melhores meses para visitar a região. Uma estância situada no cume da serra oferece aos visitantes boa infraestrutura para a prática de esqui e snowboard, com ascensores e pontos para aluguel de equipamentos. Ainda que não se tenha tanta destreza no manuseio de pranchas e bastões, o terreno não é muito inclinado e permite esquiar com alguma facilidade mesmo a quem nunca teve contato com atividades na neve. E se a insegurança for insuperável, também se pode esquiar sentado ou de bruços com o auxílio de um trenó ou de uma boia inflável.

Mas é possível visitar a Serra da Estrela ao longo de todo o ano, principalmente no verão, quando os dias, mais soalheiros, incitam um contato mais próximo com a natureza. Entre vales por onde correm rios cristalinos e montanhas colossais, trilhas, pedaladas e acampamentos são as atividades perfeitas no lugar perfeito.

E para além das paisagens deslumbrantes, que por si só esgotam o fôlego de qualquer visitante, em aldeias idílicas encravadas nas encostas montanhosas, é produzido um dos mais saborosos queijos portugueses. Feito com leite de ovelhas que pastam livres, o queijo da Serra da Estrela tem sabor intenso e consistência cremosa. É produzido pelo menos desde o século XII, e, em 2011, foi nomeado uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal. Uma ótima pedida, acompanhada de um bom vinho português, para terminar o dia, seja a estação que for, não é mesmo?!

Até a próxima parada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s