Olá viajante!
Acompanhando a gente por tantas aventuras pela terrinha, você já deve conhecer bastante sobre o povo português e sua cultura. Mas você conhece a comunidade portuguesa do Brasil? Traremos uma parte dela para a nossa conversa de hoje: o prestigiado Grêmio Literário e Recreativo Português, que completou em setembro de 2017, 150 anos de apoio à cultura e comunidade portuguesas no Brasil.
O Grêmio Literário Português surgiu da grande relação de amizade e fraternidade que existia entre os imigrantes portugueses no Brasil. No passado eles reuniam-se para matar saudades de sua pátria, apoiar-se mutuamente em momentos difíceis, e aprimorar os seus estudos por meio da leitura e da troca de ideias.
Foram essas reuniões que resultaram na criação das associações recreativas, de beneficência e os gabinetes de leitura. Foi criada então a Biblioteca do Grêmio Português, tendo como patrono o honorável Fran Paxeco. É, segundo especialistas, a terceira maior biblioteca do Brasil a nível de obras raras.
O clube oferece diversas atividades aos associados. Cultura, gastronomia, esportes e religiosidade são algumas delas, sempre envolvendo elementos de ambos os países. Atualmente, possui cerca de 10.000 beneficiários, entre associados e dependentes, de ambas as nacionalidades – brasileira e portuguesa.
A agremiação possui duas sedes: a social, onde funcionam o departamento administrativo, biblioteca e os salões históricos, e a campestre, com uma área de 370.000 m², a maior área verde de Belém. Além disso, possui oito quadras de tênis, um complexo para jogos de mesa, brinquedoteca, três piscinas e um parque aquático infantil.
No restaurante da sede campestre, os associados desfrutam dos deliciosos pratos da culinária portuguesa, com direito a muito bacalhau, mas também não ficam de fora do menu pratos essenciais da culinária brasileira, como churrasco e feijoada.
O clube mantém uma extensa agenda em seu calendário anual, com shows de artistas regionais, nacionais e até internacionais.
Saiba mais sobre o Grêmio Literário e Recreativo Português em: www.gremioportugues.com.br