Olá, viajante!
A nossa parada é em um lugar muito especial para os filhos de Maria, assim como para aqueles que não são católicos, mas que sabem a relevância histórico-cultural deste lugar. O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecido como Santuário de Fátima, é um templo mariano de grande importância para Portugal e um dos santuários católicos mais visitados do mundo.
Para ter ideia do volume do turismo religioso, milhões de pessoas visitam o santuário anualmente.
A história de sua fundação remonta de 1917 – há exatamente 100 anos –, quando iniciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima a três pastorinhos. Lúcia e os irmãos Jacinta e Francisco começaram a ver Maria em maio. A santa apareceu a eles seis vezes, sendo que a última foi no mês de outubro, deixando várias revelações, conhecida como o Segredo de Fátima – a última revelação foi dada por Lúcia, com permissão da Igreja, em 2000.
No lugar das aparições foi construída a Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima e, com o aumento do número de devotos, o complexo se expandiu: duas basílicas foram construídas, Colunata – um conjunto arquitetônico –, Recinto de Oração, que é uma grande esplanada, estão disponíveis aos fiéis.
E 2017 é o ano deste centenário, por isso, ainda dá para aproveitar as programações que vão desde orações e peregrinações a cânticos, peças e mostras multimídias. A programação completa, você acessa no site do Santuário de Fátima.
Seria um ano histórico para fazer uma viagem à Fátima, não é mesmo?
Se você tem a possibilidade de renovar a fé em um lugar como este, aproveite.
Até a próxima parada.