3 lugares para visitar próximo à Évora

Olá, viajante!

A vantagem de estar em Évora (assim como em diferentes partes de Portugal) é que tudo é bem pertinho. E não apenas nesta cidade há coisas legais e interessantes para se fazer – como mostramos nas nossas paradas anteriores do Conexão 351 –, como nas suas proximidades.

Aqui vão 3 dicas de lugares próximos a Évora que são únicos!

Na cidade de Montenor-o-Novo, que pertence ao distrito de Évora, existe um local incrível para os apaixonados por arqueologia. A Gruta do Escoural possui diferentes galerias com pinturas e desenhos rupestres do período Paleolítico Superior. Mas há vestígio de ocupação do período Paleolítico Médio.

Estima-se que a gruta tenha abrigado esses grupos há 50.000 anos. Ossos, restos de utensílios foram encontrados no locais e os desenhos e pinturas nas paredes vão mostrando como era a vida dos “homens das cavernas”.

Pequenos grupos de visitantes são formados, em torno de 10 pessoas, para entrar na Gruta do Escoural.


Um pouco mais de 100 metros de fachada toda revestida de mármore, assim é o Paço Ducal de Vila Viçosa. Levando dois séculos para adquirir sua atual forma, o Paço Ducal, teve sua construção iniciada em 1501, por D. Jaime, quarto duque de Bragança, e nele você pode observar a arquitetura barroca, neoclássica e manuelina.

Os artefatos antigos como pinturas, tapeçarias, peças em ouro, mobílias, armas encontram-se em exposição pelas salas. Outro detalhe são as lareiras, também em mármores, presentes pelo Paço. Basta escolher o melhor dia e horário para sua visita e aproveitar a viagem pela história lusa.

Em cima de uma colina é possível ver a grandeza do Castelo de Estremoz. Este castelo foi uma das moradas preferidas da Rainha Santa Izabel que faleceu no local. Depois, dado sua localização privilegiada, foi utilizado como quarto-general por D. Nuno Álvares Pereira, que lutou com os atuais espanhóis pela independência de Portugal. A construção data do século XII com algumas melhorias feitas ao longo dos séculos.

Atualmente, o Castelo de Estremoz é uma das mais luxuosas pousadas de Portugal.

Dar um pulo nesses lugares, depois de passar em Évora, vale a pena, não é mesmo? Aproveite!

Bom passeio e até a próxima parada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s