Algarve: Paraíso turístico e culinário

Olá, viajante!

Que tal um passeio pela culinária algarvia?

Apesar de ser lembrada principalmente pela sua zona litorânea, esta cidade portuguesa também é formada pela região de Barrocal (mais ao interior de Algarve) e pela Serra Algarvia. Então, em cada zona, há um tipo de culinária predominante.

Começando pela costa, você se depara com muitos restaurantes que te recepcionam geralmente em inglês – as praias de Algarve são refúgios paradisíacos para muitos ingleses. E, como o mar português é bem farto: sardinhas, atum, cavala, carapaus, ostras, conquilhas (mariscos consumidos bastante em Portugal), amêijoas (um tipo de moluscos), lagostins, camarões e caracóis sempre compõem ótimos pratos.

Para os pratos típicos mais conhecidos, apresentamos a você peixes e/ou crustáceos cozidos nesta panela de cobre, a conhecida cataplana.

Os restaurantes espalhados pela costa são simples, com comida muito saborosa e em conta: com poucos euros, você consegue se deliciar com um ótimo prato!

Indo em direção à Barrocal e Serra Algarvia, os pratos tradicionais são guisados de carne (principalmente, de frango e porco), servidos com leguminosas secas e vegetais frescos. Para o horário do lanche, o delicioso pão algarvio, com azeitonas e pequenas porções de chouriço é uma ótima pedida local.

Você sabia que há forte influência árabe na culinária de Algarve? O cozido de grão-de-bico e perna de carneiro no tacho são deliciosos exemplos dessa influência.

E, claro, na maioria dos pratos não pode faltar cebolas, pimentões, tomates, ervas frescas e muito azeite.

O pão algarvio também faz participação especial em muitos pratos, podendo acompanhar aquela sopinha à noite, após um dia de turismo.

Para acompanhar suas refeições, há excelentes vinhos de produção lusa encontrados nos restaurantes e mercados. Se quiser experimentar mais uma bebida local, há uma aguardente algarvia, o Medronho.

Produzido a partir de um fruto doce selvagem de mesmo nome, que cresce nas serras de Algarve, nossa sugestão é: experimente a aguardente de Medronho sozinha ou com frutos-do-mar.

Bom apetite e até a próxima parada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s