Rio Douro: Um caminho que também leva ao Porto

Olá, viajantes!

Nosso passeio de hoje será por um dos rios mais extensos da Península Ibérica, o Rio Douro.

Com nascente na Espanha, a 2.080 metros de altitude, o Rio Douro atravessa o norte de Portugal, passando pela cidade do Porto e traz consigo uma história bastante curiosa.

Para começar, o Rio Douro era um rio bastante utilizado há séculos, sendo importante rota para transporte de mercadorias (principalmente, de vinho) e de pessoas que queriam se deslocar pela península Ibérica. No entanto, ele era extremamente perigoso. Só navegadores que o conheciam muito bem se arriscavam em suas embarcações.

Mas, com o passar dos anos, isto mudou. Ao longo dele, foram construídas inúmeras barragens que tornaram a navegabilidade muito mais tranquila. Prova disso é a existência de vários passeios de barcos para você conhecer a cidade do Porto a partir do leito do Rio Douro.

Outra história curiosa sobre o Douro é referente à origem de seu nome. Alguns acreditam que venha de dur, que em Celta significa “água”. Outros creem que o nome vem do latim, duris, que significa “duro”, devido a alguns contornos próximos a terrenos rochosos. Também pode ser este o nome, dado a riqueza que ele representa: a produção de vinho nos lugares que ele corta, a pesca, a irrigação da terra, sendo uma importante via de transporte de mercadorias e pessoas.

Aproveite o passeio, apreciando ótimas paisagens. Tenha um ângulo a mais da cidade do Porto.

Até a próxima parada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s