Aveiro: Cidade Irmã

Com forte presença na formação de Belém, Aveiro é intitulada como nossa cidade irmã, desde 1970. Diferente da maioria das cidades portuguesas, Aveiro é muito parecida com Belém, seja na geografia, na arquitetura, na culinária ou nos costumes, que fazem dela uma cidade única, a qual não pode deixar de ser visitada.

Assim como Belém, Aveiro é uma cidade plana, com ruas e arquitetura clara, cortada por vários canais, pelos quais se pode passear de moliceiro (embarcações típicas), conhecendo a história da cidade contada pelos barqueiros. No Centro Histórico, pode-se fazer um agradável passeio pela Rua Belém do Pará, cidade irmã, com direito a foto na placa comemorativa, passando pela Praça da República e o Teatro Aveirense, indo até o canal da ria, onde se vê os moliceiros a espera dos turistas.

Durante esse tour, na Praça do Peixe é impossível resistir à culinária local, na qual predominam os peixes e mariscos, em especial o famoso bacalhau. E de sobremesa, um cafezinho com uma infinidade de doces, como os tradicionais Ovos Moles de Aveiro.

Em seguida, uma boa pedida é pegar um autocarro (ônibus) e ir até a praia da Costa Nova e ao Farol da Barra, onde se encontram as típicas casas coloridas listradas, que alegram a paisagem mesmo nos dias mais frios do inverno.

Por fim, a noite, assim como em Belém, é bem animada no Centro Histórico próximo à Praça do Peixe e Rossio, com bares, cafés e restaurantes cheios de turistas e estudantes da Universidade de Aveiro.

Texto escrito por: Natália Sá Pedro, Arquiteta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s